quarta-feira, 29 de junho de 2011

NOS PASSOS DE JESUS MISSIONÁRIO

“Fui alcançado por Jesus Cristo” (Fl 3, 12)

As novas diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil (DFPIB) aprovados na 48ª assembléia geral da CNBB em maio de 2010 e pela Santa Sé em julho do mesmo ano, enfatizam a centralidade da missão no processo formativo destacando, com o documento de Aparecida, que “a missão é inseparável do discipulado; por isso, não deve ser entendida como uma etapa posterior à formação” (DAp 278).
A missão nasce do encontro com Jesus Cristo. A iniciativa é sempre dele: “Segue-me” (Mt 9,9). É a partir do encontro com Jesus Cristo que podemos conhecê-lo mais de perto e seguir os seus passos. Ele nos consagra e nos faz partícipes da missão e ao mesmo tempo nos vincula a ele como amigo e irmão. (cf. DAp 144).
Então, o seguimento a Jesus Cristo marca toda a existência humana, na qual podemos distinguir o ser e o modo de ser. Assim, formar presbíteros é cooperar com os aspirantes ao presbiterado e com os presbíteros para que desenvolvam suas potencialidades humanas e cristãs e adquiram, no seguimento de Cristo, o modo ou forma presbiteral de existir (DFPIB 49).
Tendo o processo formativo, como princípio unificador, a formação pastoral missionária (DFPIB 300), necessitamos ter em conta toda uma pedagogia que contribua para que, no decorrer de todo o processo, a missão seja acolhida como dom de Deus e colocada em prática ajudada por uma metodologia  que considere o ser e agir a partir de Jesus Cristo missionário e da realidade em que o seminarista e os demais pessoas estão inseridas.
As experiências missionárias que estão acontecendo no Brasil, e, entre elas a que a Diocese de Santarém vem coordenando, procuram firmar a missão como determinante da vida de quem é chamado e enviado por Jesus Cristo e a acolhe como dom. O Espírito de Deus nos faz mergulhar na realidade da vida em sua globalidade para que, iluminados pela Palavra, aí também o discípulo missionário possa escutar a voz de Deus e discernir os seus sinais. É ele quem fecunda a missão.
Escrevendo aos Bispos da Amazônia que se reuniram em Santarém em maio de 1972, o Papa Paulo VI retornando o texto das bodas de cana, conclui: “Hoje Maria nos diz: Cristo aponta para a Amazônia”.
Jesus missionário aponta para a Amazônia. Sigamos os seus passos. Já fomos alcançados por ele. (Cf. Fl 13, 12).
INFORMATIVO MISSIONÁRIO, Diocese de Santarém (Pará-Brasil) Ano 4, nº 08 - junho 2011
Fonte: www.servicodoreino.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário