quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dom Matias prepara saída do comando da igreja católica no RN


          O arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, deverá deixar o cargo mais importante da igreja católica, no Rio Grande do Norte, nos próximos meses. O motivo é que ele completou 75 anos no dia 14 de abril e, com essa idade, é tradição que os bispos encaminhem ao Papa uma carta-renúncia, para que o comandante da igreja católica no mundo indique o novo arcebispo da cidade.
          No cargo desde 25 de janeiro de 2004, Dom Matias Patrício acredita que cumpriu bem a missão no comando da arquidiocese de Natal. "Acho que eu vim para uma missão e procurei cumprí-la com dedicação, amor e exclusividade. Não foi tempo perdido. Sou um homem feliz e realizado, graças a Deus", disse Dom Matias.
          A substituição do arcebispo ocorre de maneira sigilosa, mas, tradicionalmente, a igreja do Rio Grande do Norte é ouvida sobre o novo indicado. Segundo Dom Matias, a escolha, que é do Papa, pode demorar 30 dias ou até dois anos, como ocorreu para a substituição do antigo arcebispo de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales.


Resumo da vida missionária de Dom Matias
          Nasceu em Sant’Ana do Matos, em 14 de abril de 1936, filho de José Patrício de Macêdo e Luiza Valdenita de Macêdo. Em  1951, ele ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal, e, em 1957, foi para o Seminário de Fortaleza (CE), cursar Teologia. A ordenação presbiteral ocorreu no dia 14 de julho de 1963, em Natal, por Dom Eugênio de Araújo Sales. Na Arquidiocese de Natal, como sacerdote, o então Pe. Matias foi vigário cooperador de Ceará-Mirim; vigário e pároco de Canguaretama, Pedro Velho e Nova Cruz.
          Também foi assistente da Juventude Agrária Católica (JAC), membro do Conselho Presbiteral, reitor do Seminário Menor, em Nova Cruz, entre outras funções. Entre outubro de 1973 e julho de 1974 fez Curso de Atualização Pastoral, na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma. Dom Matias foi nomeado bispo de Cajazeiras (PB), em 12 de julho de 1990. A ordenação episcopal aconteceu na cidade de Nova Cruz, onde ele foi pároco por 22 anos. Em agosto de 2001, foi transferido para a Diocese de Campina Grande (PB). Em 26 de novembro de 2003 foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Natal, onde permanece atualmente.

Fonte: PASCOM (Arquidiocese de Natal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário