quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Expectativa do Povo de Deus e a Conferência de Aparecida

A Vocação e a Missão do Leigo na Igreja e no Mundo...

Tanto o Vaticano II quanto o Sínodo dos Bispos de 1987 procuraram redefinir a vocação e a missão dos cristãos leigos no mundo e na Igreja. Esta definição tornou-se necessária por causa de dois fatos: A evolução da eclesiologia e os novos desafios que o mundo lança à missão da Igreja, sobretudo, os desafios suscitados por aquilo que o documento de Aparecida chama de mudança de época.

A Evolução da Eclesiologia = Um novo jeito de ser Igreja.
Inadequação do nome leigo.
Superação da noção de Igreja Hierárquica = vida consagrada a serviço do povo de Deus
Vaticano II = Eclesiologia de comunhão.
Ser = Povo de Deus.
Da = Corpo de Cristo.
Igreja = Templo do Espírito Santo.
Concepção = Trinitária.

A categoria “Povo de Deus” foi determinante para a adequada compreensão da vocação e missão dos cristãos leigos. Essa categoria sublinha a igualdade fundamental de todos os membros da Igreja. Trata-se de um Povo todo ele sacerdotal, missionário, evangelizador, carismático e profético (que faz uma leitura dos tempos). Esta é a dimensão fundamental da constituição da Igreja.
Tudo mais (hierarquia, vida consagrada, ministérios) são serviços ao Povo de Deus. Trata-se, portanto, de um Povo de batizados, sujeito e não simples destinatário da ação pastoral da Igreja. No sentido teológico, leigo é aquele que, no batismo, foi ungido pelo Espírito Santo e no sacramento da crisma, foi enviado pela Igreja para continuar a missão de Jesus Cristo. Ele é, portanto, um discípulo missionário.

Articulação entre Igreja e Mundo
Sinais dos Tempos
Igreja presente no Mundo
Interpelam a Igreja e sua missão passa pelo homem
Sinais dos Tempos

A missão é o anúncio de Jesus Cristo e do Evangelho, acompanhado do compromisso com a promoção e defesa da vida em todas as suas dimensões. O tema da Quinta Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribe expressa muito bem isso: Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que n’Ele nossos povos tenham vida. Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.

O que é a Missão

Necessidade da Missão
A Missão do cristão leigo na Igreja e no Mundo

- O Documento de Aparecida, ao tratar do discípulo missionário com vocação específica.
- Apresenta um elenco significativo.
- Fala do bispo, como discípulo missionário de Jesus, Sumo Sacerdote.
- Fala do presbítero, como discípulo missionário de Jesus, Bom Pastor.
- Fala do diácono, como discípulo missionário, de Jesus Servidor.
- E fala do cristão leigo, como discípulo missionário de Jesus, Luz do mundo.

A expressão “luz do mundo” indica a missão peculiar do cristão leigo: “Sua missão própria e específica se realiza no mundo, de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, contribui para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho” (n.210).

Desafios da Missão:
Promoção da Dignidade Humana
Família
Cultura da Vida
Cuidado com o Meio Ambiente
Vida Urbana
Política
Conversão Missionária das Comunidades

A cidade, hoje, não é apenas um novo espaço social, onde habita a maioria da população. No Brasil, por exemplo, mais de dois terços da população moram na cidade e menos de um terço, no campo. A cidade, hoje, é uma nova civilização, isto é, novo modo de viver, de relacionar-se com as pessoas, com as coisas, com Deus. O homem urbano possui necessidades religiosas específicas.

Vida Urbana

A cidade é uma rede de relações. Por isso mesmo, atrai as pessoas. Ela é formada não só de bairros, muitos deles com condomínios luxuosos, que são verdadeiros oásis no meio da miséria reinante. A cidade é também formada de espaços: educação, saúde, trabalho, lazer. A vida da pessoa se passa em diversos espaços. É na cidade que se concentra o exercício do poder político econômico e outros. Afirma o Documento de Aparecida que, na cidade, se encontra a gestação de uma nova cultura.

A política é a arte de promover o bem comum. É também pedagogia: formação do cidadão, isto é, do sujeito participante na vida da sociedade. A política designa ainda a ação daqueles que se organizam em partidos para chegar ao poder ou manter-se no poder. Os políticos são os construtores da sociedade. Para isso, recorda o Documento de Aparecida, duas coisas são necessárias: competência e integridade moral.

Política

O Documento visa:

1. Estimular a ação evangelizadora da Igreja chamada a fazer de todos os seus membros discípulos e missionários de Jesus Cristo, Caminho Verdade e Vida para que nossos povos tenham vida n’Ele.
2. Repensar profundamente e relançar-se com fidelidade e audácia à missão nas circunstâncias latino-americanas e mundiais.
3. Confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho, arraigada em nossa história a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. (n°. 11).

O Documento de Aparecida tem Três Partes:

1. A vida dos nossos povos hoje;
2. A vida de Jesus Cristo nos discípulos e missionários;
3. A vida de Jesus Cristo para nossos povos.

A vida dos nossos povos hoje:
(n°s. 20-100)

1. Os discípulos missionários são chamados para serem instrumentos do Reino de amor, de vida, de justiça e paz. São colaboradores na solidariedade com a criação.
2. Recebem o dom da Palavra, a Eucaristia, o Sacramento do perdão, a presença de Maria, a primeira discípula e grande missionária dos nossos povos.
3. O sofrimento, a injustiça e a cruz nos desafiam a viver como Igreja Samaritana (Lc 10,25-37).
4. O olhar dos discípulos missionários sobre a realidade diante das mudanças com alcance global do fenômeno de globalização (n°s. 30-100).

A vida de Jesus Cristo nos discípulos Missionários:
(n°s. 101-346).

- Recorda a alegria de ser discípulos e missionários para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, e n’Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho,da ciência e da tecnologia e da solidariedade com a criação.

A vocação dos discípulos missionários:

- Chamados ao seguimento de Jesus Cristo, é uma resposta ao seu chamado e exige entrar na dinâmica do Bom Samaritano (Lc 10,29-37), de nos fazer próximos, especialmente com quem sofre, gerar uma sociedade sem excluídos, segundo a prática de Jesus.
- Aprendem a prática das bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus.
- A vocação ao discipulado missionário é convocação à comunhão em sua Igreja como uma comunidade de comunidades.

A vida de Jesus Cristo para nossos povos:
(n°s. 347-554)

A missão dos discípulos é a serviço da vida plena, do Reino e promoção da dignidade humana:

- Viver e comunicar a vida nova em Jesus Cristo em nossos povos.
- Conversão pastoral e renovação missionária da comunidade.
- Compromisso com a missão Ad Gentes.


Pe. Francisco Evaristo
Paróquia da Sagrada Família
Diocese de Campina Grande – PB

Resumo da Palestra sobre o Documento de Aparecida, realizado em Abril de 2008, na Mitra Diocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário