sábado, 23 de julho de 2011

ARQUIDIOCESE ENVIA SEMINARISTAS PARA ROMA
Sem. Gilmar e Francisco - Foto José Bezerra- Fonte - Jornal a Ordem
A Arquidiocese de Natal enviará os seminaristas Gilmar Pereira Victor da Silva e Francisco de Assis da Silva para Roma, onde darão continuidade ao processo de formação sacerdotal. Ambos são formandos do Seminário de São Pedro e já concluíram o curso de Filosofia. Gilmar é natural da cidade de Elói de Souza – RN e Francisco de Assis, de Santa Cruz – RN. Em Roma, irão estudar Teologia, no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, enquanto residem no Pontifício Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae.
A equipe de formação do Seminário pretende que eles, após concluírem a Teologia, façam mestrado na área da Filosofia. O seminarista Gilmar descreve sua partida como “uma oportunidade de melhor preparação para o ministério sacerdotal; um tempo especial de formação para melhor contribuir com o povo de Deus”, ressaltou. Para Francisco de Assis “este é o momento propício para aprofundar e formar melhor as dimensões exigidas na formação de um sacerdote”. Antes de partirem para Roma, os seminaristas receberão os ministérios de Leitor e Acólito, no dia 05 de agosto, em missa presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, na capela do Seminário de São Pedro, às 19h. A viagem de Gilmar e Francisco está prevista para o próximo dia 08 de agosto.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

FORMAÇÃO MISSIONÁRIA EM CAMPINA GRANDE REÚNE 80 SEMINARISTAS DE TODAS AS REGIÕES DO BRASIL

Teve início na noite desta segunda-feira, 4, a 5ª Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste (Formise). O encontro, que acontece em Campina Grande (PB), conta com a participação de 80 seminaristas, representantes de todos os estados do país.
A programação teve abertura com missa presidida pelo vice-reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney da diocese de Campina Grande, padre Dezenilton Santos, e concelebrada pelos padres assessores: Raphael, Natal Brambilla, André Luiz Negreiros (Infância e Adolescência Missionária e Sávio Corinaldesi (União Missionária).
“É uma alegria muito grande acolher o evento nesta casa de formação, poder congregar tantos seminaristas de diferentes dioceses em um encontro tão importante”, disse padre Dezenilton. Segundo ele, a formação dos seminaristas para a missão é algo que deve ser tratado com profundo zelo e dedicação. “A Igreja nasceu da missão dos primeiros apóstolos e só se manterá acesa enquanto existir missionários, comprometidos em levar a Boa Nova para todos”, destacou.
Atividades
Os participantes foram divididos em cinco grupos, cada um representando um continente, para as funções e discussões dos temas abordados. A primeira palestra realizada na manhã de ontem, 5, pelo padre Dalmo Radimack, da arquidiocese da Paraíba, teve como finalidade trabalhar a “Espiritualidade do Seminarista Diocesano”. Falando um pouco sobre o perfil dos estudantes do seminário, ele afirmou que, “antes de pensarmos em missão, é necessário fazer e ter um encontro pessoal com aquele que nos envia: Jesus Cristo”. A temática desta quarta-feira, 6, é a “Formação Intelectual do Seminarista missionário”, com padre André Vital, CJ.